segunda-feira, 17 de novembro de 2008

SÓ O AMOR FAZ A DIFERENÇA

Está frase se tornou uma experiência de vida para mim como pessoa e Psicóloga. Durante os 5 anos de graduação do curso de Psicologia, nunca tive contato com SD, a única experiência que posso dizer que tive foi em sala de aula quando a professora falava da síndrome, mas se referindo como Deficientes Mentais, então isto era a base que eu tinha sobre uma pessoa que tivesse Síndrome de Down. Eu sempre tive claro na minha cabeça que trabalhar com portadores de alguma síndrome ou deficiência, era a área que não desejava para mim, mas quando você começa a se envolver, conhecer, participar e ter convívio com essas pessoas maravilhosas, você percebe que eles não são diferentes que nós, apenas levam consigo uma síndrome e com ela algumas dificuldades que com muita dedicação e estimulo nada é impossível, e agora posso dizer de coração e com alegria, uma síndrome maravilhosa, especial, amável, querida, amigos, e muitas outras características...
A proposta para estar atuando na Associação Amor pra Down era primeiramente na área de Psicologia Organizacional, mas o tempo passou, o pensamento mudou, a convivência com as crianças e com as pessoas da Associação me fizeram ver tudo de outra forma. O contato com as crianças no dia a dia despertou em mim um desejo enorme em estar trabalhando juntamente com elas, estar ajudando e compartilhando coisas boas e ruins também na vida delas. A sinceridade, amizade, o amor, o carinho, companheirismo e muito mais me levaram a querer cada vez mais a presença deles ao meu lado para juntos fazermos um bom trabalho.
O que mais me encanta é a história de vida de cada um, a relação familiar, o convívio com as pessoas e amigos, a alegria de viver. O sorriso de cada um, com seu jeito especial de ser, me faz cada dia mais adorá-los e admirá-los.
Os profissionais e pais maravilhosos que estão presentes na Associação me ensinam muito a entender a Síndrome, todas as características. Fico impressionada com o amor e o carinho de todos eles pelas crianças que freqüentam a Associação. Com isto com certeza minha satisfação de estar contribuindo com eles aumenta e a minha alegria de estar podendo ajudar e fazer parte da vida de cada um, seja profissional, pais e as crianças.
O receio que tinha em estar presente com a SD foi demolido, pois muitas coisas boas aconteceram, foi desmistificado para mim através de muitas conversas com a Educadora Especial Fabiana, com os pais e com as próprias crianças, e agora só tenho a agradecer e muito por estar presente neste círculo maravilhoso de puro amor e amizade.

Josiely F. Bertollo
Psicóloga e amiga da Associação Amor pra Down.

3 comentários:

  1. Josiely!
    São pessoas como tu que nos fazem acreditar que estamos no caminho certo. Muito obrigado por tudo, és agora um elo de nossa corrente chamada Associação amor pra Down.
    Beijo com carinho e admiração
    Luiz Antonio H. Kappel

    ResponderExcluir
  2. Oi Josy
    Que maravilha ler seu depoimento,mas sempre soube que vcê atuaria com eles,pelo seu jeito,meigo,carinhoso,verdadeiro,pois só quem tem sentimentos verdadeiros se criam na educação especial,outros até ficam por um tempo,mas não dão conta,vai saindo de mansinho.Seja de verdade bem vinda a esta linda família,que nasceu e esta crescendo.Te adoro muito como pessoa e te admiro també muito como profissional
    bjus
    fabiana

    ResponderExcluir
  3. Ola Josy
    Como seu parceiro de atividades na graduação, sempre tive certeza que você iria atuar em áreas que demandam de grande calor humano, visto que meu caminho acadêmico educacional foi norteado por estes passos. Com grande alegria, vejo que uma amiga e parceira está podendo tecer vínculos e ter experiências de grande valiosidade, seja pelo lado pessoal, seja pelo lado profissional ou pelo senso de humanidade presente em sua mente e coração. Continue assim parceira
    Abraços

    Anderson.

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário